Menu Fechar

 Sala de Estimulação Multissensorial

 

“Sala de Estimulação Multissensorial”

Projeto da autoria da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da EBIB, com o apoio do Conselho Pedagógico e do Conselho Executivo.

Financiado na totalidade pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e, posteriormente, complementado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, tem como principal objetivo a construção de uma escola mais preparada para receber crianças com necessidades de saúde específicas, mas também uma escola com um ambiente mais inclusivo, mais acolhedor e mais terapêutico, para toda e qualquer criança.

Esta sala permite a estimulação sensorial, num mote de “floresta dos sentidos e das emoções”, com alicerces nas teorias de inteligências múltiplas (todos podemos aprender com recurso a diferentes tipos de inteligências) e no desenho da aprendizagem com todos e para todos.

A sala oferece 4 ambientes principais: 1) relaxamento, 2) natureza, 3) concentração e não menos importante o 4) espaço do brincar. Visa contribuir para se alcançar a calma, a paz, com direito a colchão de massagens. Tem uma componente de aromaterapia, outra de terapia mais visual com recurso a projetores de luz, a coluna de água, a fibras óticas, entre outros. Oferece ainda um espaço jardim, para conexão e respeito pela natureza.

Existe uma piscina de bolas, para potenciar a componente motora, com muita alegria e diversão. E um ambiente mais relacionado com a otimização da concentração, do foco e um de trabalho mais específico com recurso a jogos e materiais pedagógicos.

Pretende criar uma terapia pelos sentidos, num espaço o mais maravilhoso possível, com efeitos de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos disponibilizados podem ser tocados e admirados, de forma a se diminuir os níveis de stresse e mesmo de agressividade.

Os sentidos primários (visão, audição, tato, paladar, olfato) são estimulados de forma a proporcionar o prazer físico, o equilíbrio da mente e assim, favorecer, o desenvolvimento intelectual.