Menu Fechar

Clubes

Clube Europeu

O Clube Europeu da EBI dos Biscoitos tem como objetivos promover o conhecimento sobre a União Europeia, os seus valores e a diversidade cultural entre os alunos, incentivando uma cidadania europeia ativa e consciente. Entre as atividades a desenvolver destacam-se visitas de estudo, palestras em parceria com a AJITER, concursos temáticos, como o “À Procura das Euroestrelas”, exploração da biblioteca virtual/materiais didáticos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e dinâmicas que integrem os alunos em projetos que valorizem a identidade europeia, fomentando o espírito crítico e a curiosidade.

 

Clube de Línguas

O Clube de Inglês iniciou-se na EBI dos Biscoitos enquanto atividade não letiva de promoção da Língua Inglesa, no ano letivo de 1996/1997. A sua formação foi desenvolvida pelos docentes do Grupo 220, Isabel Silva e Manuela Rodrigues. No ano letivo de 1997/1998, juntou-se ao grupo de promotores o docente Paulo Ribeiro.

Desde essa data e até ao ano letivo 2019/2020, o Clube de Línguas sempre existiu enquanto modalidade não letiva de promoção de várias atividades extracurriculares.

Organizou o tradicional concurso de “Spelling Bee” e participou em fases de Ilha, na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, na EBI Francisco Ferreira Drummond e na EBI de Angra do Heroísmo.

Devido à pandemia Covid-19 as atividades foram encerradas durante 2 anos letivos.

No ano letivo 2022/2023, os docentes Paulo Ribeiro e Marilynn Nunes Almeida reabriram o Clube de Inglês, tendo nesta fase optado pela alteração da nomenclatura, passando a denominar-se “United Languages Club”, sendo possível aos alunos terem um contacto mais alargado com outras línguas para além do Inglês, nomeadamente o Francês, Espanhol e Alemão.

Para o desenvolvimento destas atividades, foram pontualmente convidados docentes das respetivas línguas desenvolvidas.

O Clube de Línguas já desenvolveu inúmeras atividades, tendo no final de 2022/2023 efetuado uma apresentação formal perante o Diretor Regional da Educação, Rui Espínola.

 

Clube Eco Escolas

O Clube Eco Escolas tem como objetivos sensibilizar a comunidade escolar, tendo por base os temas do Plano de Ação do Projeto Eco Escolas:  resíduos, água, energia, espaços exteriores, agricultura biológica e alimentação saudável.

As atividades do clube incidem, essencialmente, sobre trabalhos práticos sobre as temáticas da sustentabilidade e proteção ambiental.

 

Clube de Proteção Civil

O Projeto “Clube de Proteção Civil” insere-se no programa de sensibilização pública do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que encontra nas atividades de enriquecimento curricular das diversas unidades orgânicas, o espaço ideal para ser desenvolvido, através dos chamados “clubes” escolares. O Clube de Proteção Civil da EBI dos Biscoitos insere-se no Projeto de Enriquecimento Curricular da unidade orgânica, em sintonia com o Plano de Escola. Este clube tem como missão alertar os alunos para as questões da segurança, levando-os a refletir e valorizar a prevenção como fator principal para evitar a ocorrência de riscos em situações de emergência.

No Plano de Atividades do Clube de Proteção Civil da EBI dos Biscoitos estão descritos os seus objetivos e a sua constituição. Este documento pretende, também, dar a conhecer a toda a comunidade educativa as atividades a desenvolver durante este ano letivo, pelo referido clube.

Para a realização destas atividades contamos com a colaboração do Conselho Executivo, do pessoal docente, do pessoal de ação educativa, dos alunos, dos pais encarregados de educação e dos diferentes agentes de Proteção Civil, que pela nossa escola irão passar.

Objetivos:

Sensibilizar os alunos para a proteção civil;

Conhecer protagonistas e intervenientes;

Identificar riscos naturais e tecnológicos;

Adquirir hábitos de segurança;

Desenvolver competências no âmbito da proteção civil;

Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência;

Educar para o exercício de uma cidadania ativa e responsável;

Fomentar a aproximação entre a escola e as instituições locais.